Você já imaginou o que pode acontecer com todos nós, fluminenses e cariocas, se o que o governo de São Paulo está querendo aprontar prá gente acontecer? Não? Então pense. Vamos tomar banho na água de cocô dos paulistas. Pensando nisso já estou pensando até em ganhar um dindin extra vendendo uma linha de cremes, shampoos e condicionadores compatíveis com a nova composição da água depois que os paulistas roubarem 50% da água do Rio Paraíba do Sul e nos deixarem literalmente na merda. Já estamos aceitando reserva de cosméticos para entrega tão logo a transposição do rio seja efetivada. Aproveitando a água que restará para nós, estou pensando em vender sorvete de cocô, que com esse calor deverá ter bastante saída.
Ah! E geladinho também!
Agora falando sério:
Água é o símbolo da vida seja aqui ou do outro lado do mundo. Não importa, em breve será mais preciosa do que petróleo e ouro. Por isso, é tão importante a discussão sobre o seu uso racional e o combate ao desperdício por toda a sociedade.
Entenda porque, com a reportagem de A Voz da Cidade de 02/12/09:
A Comissão Ambiental da Cúria Diocesana reuniu na manhã de ontem, na sede da Cúria, na Vila Santa Cecília, dezenas de representantes da sociedade civil e de entidades, para discutir o andamento do processo judicial contra a transposição do Rio Paraíba do Sul para atender a região metropolitana do Estado de São Paulo.
Também compareceu à reunião o deputado estadual de São Paulo padre Afonso Lopato, presidente da frente parlamentar montada na Assembleia Legislativa para tratar da transposição do Rio Paraíba, e a vereadora da cidade de São José dos Campos (SP), Renata Paiva.
O objetivo principal do evento foi levar ao conhecimento da população a importância da preservação da bacia do Rio Paraíba. Segundo o deputado, logo que surgiu a notícia do decreto instituído pelo governo de São Paulo autorizando o início dos estudos sobre a transposição do Paraíba, a comissão da Assembleia Legislativa começou a questioná-lo sobre os impactos que causariam ao rio e à população que depende dele. “O governador disse que não havia motivos para tanto alarde, já que seriam apenas estudos”, frisou, acrescentando que deve haver a união de todos os municípios banhados pelo Rio para dizer não à transposição.
Segundo a vereadora, ela veio de São Paulo para unir forças contra a ameaça de mais uma transposição no rio. “Cerca de 14 milhões de pessoas dependem da água do Rio Paraíba. Esse debate sobre a transposição serviu para alertar sobre a necessidade de se recuperar a bacia do rio, que está morrendo. O governo de São Paulo deveria estar preocupado em recuperar a bacia, ao invés de falar em reposição”, disse, acrescentando que em sua região já estão sendo feitas diversas ações sobre o assunto.
Durante o evento foram apresentados estudos técnicos sobre a bacia do Rio Paraíba que comprovam que ele está pedindo socorro. “Já é realizada nele a transposição na barragem de Piraí para o Rio Guandu, de onde são retirados 160 metros cúbicos por segundo para abastecer 8,7 milhões de pessoas da Baixada Fluminense. O rio não suportaria outra transposição”, frisou o padre Juarez, coordenador do Movimento Resgate pela Paz.
Da reunião foram tiradas ideias para o próximo passo do movimento, dentre elas: promover discussões nas escolas, coleta de assinaturas e a criação de uma cartilha explicativa, entre outros. Ficou decidido que no próximo encontro, com data ainda a ser marcada, será convocada a participação de representantes dos poderes Legislativos, Executivos e Judiciários de todas as cidades banhadas pelo Rio Paraíba.
|
ELES JÁ MATARAM O TIETÊ! PROTESTE!
|
6 comentários:
FABIO COSTA comentou:
É muito triste ver a Cúria passando informações inverídicas para a população. Se é verdade que Dom Waldir teve uma história de glórias e defesas da região, também é verdade que agora a ]Curia vive uma crise de identidade muito grande, abalada por escândalos que resvalam em todos os párocos. O fato do Rio Paraíba não está em discussão, é apenas uma idéias e, diga-=se de passagem, foi de um técnico de uma ONG chamada Natureza Viva e ligada ao PT. Porque a Cúria não explicou isto ? Ela quer é desviar a atenção para os escândalos do cartão de crédito do Bradesco com uma ONG do ex-arcebisbo do Rio de Janeiro e vários padres, que enganou milhões de fiéis e agora está sendo investigado pelo ministério público. Dom João Messy deveria explicar isto aos fiéis de Volta Redonda, que como eu, tem o cartão solidariedade catórlica e fui surpreendido com este escândalo.
Boa noite Fábio!
A situação existe, independentemente da Cúria se manifestar ou não. Estou tomando conhecimento agora do que você está relatando. A minha preocupação neste momento é não permitir, ou melhor, tentar não permitir que os nossos banhos sejam água de cocô de paulista. Obviamente estou sendo contundente para que as pessoas fiquem atentas para o que o governo de São Paulo está tentando fazer com as águas do rio Paraíba do Sul.
Abraços e obrigado pelos comentários, serão sempre bem vindos.
Ao Café no Bule.
Sou ouvinte do programa e sei que voces são contundentes e o programa não tem script. Acho que no blog deveria ser diferente, pois o que está escrito fica mais tempo gravado, ao contrário do que é falado num sábado e pronto. O leitor Fábio tem razão. não há qualquer projeto para a retirada da água do Paraíba do Sul. Foi uma infeliz idéia da ONG Natureza Viva, cujo técnico sugeriu bombear a água do rio para jogar no Tietê. Esta ONG é uma das famosas patrocinadas pela Petrobrás e entrou no escândalo de ONGs fajutas noticiado na TV. Agora a Cúria está atrasada e as informações ultrapassadas, pois estive, como biólogo que sou, na reunião de volta Redonda. Não gostei do que ouvi e vi um clima pol´pitico no ar, orquestrado por alguns membros de partidos da base aliada do Governo Lula. Porque a cúria não se manifestou com a emsma veemência na transposição do Rio São Fransico , até mesmo porque o bisco da Bahia estava em greve de fome contra o projeto eleitoreiro que já começou? Aops membros do café no bule o meu respeito, mas estudem melhor a matéria para não incorretrem no mesmo erro da curia e de outros curiosos que nada sabem sobre o assunto e querem criar um fato político. Atenciosaemnte Paulo.
Fala Paulinho! Beleza!
Falei que ia entrar...
É isso mesmo!
O jeito é abrir a boca e não deixar as coisas acontecerem...
Hehehehehe.
Entra no meu Blog!
ecologiavidaemissao.blogspot.com
Tô aprendendo contigo...Abraços
Obrigado xará pelo comentário.
Infelizmente não estive na reunião e não tive oportunidade de maiores detalhes a não ser através da reportagem da A Voz da Cidade e de um pronunciamento, ou melhor, de um convite que o vereador José Maurício, do PT fez para participação na reunião que iria discutir a possibilidade de acontecer a transposição das águas do Paraíba para São Paulo. Reproduzi o convite no blog porque achei que o assunto relevante e preocupante e sério. Como tudo nesse país só acontece depois do carnaval, eu quis, através de uma postagem bem irreverente, chamar a atenção para algo que pode acontecer. Pelas suas palavras e pelas do Fábio, percebo que não é bem do jeito que eles estão falando que a banda está tocando. A postagem foi de um cidadão que só se preocupou com a gravidade da notícia, inclusive coloquei um vídeo sobre o assunto, mas que realmente não tem respaldo técnico algum, só lhe restando o medo de tomar banho na água de cocô. Se realmente for oportunismo político-eleitoral, não mais falarei sobre o assunto. Ficarei grato se puder ser abastecido com mais informações, se o amigo estiver disposto a fornecê-las. E fica aberto também, os comentários para quem discordar do Fábio e do Paulo.
Abraços
Obrigado pela visita Helder. Eu é que tenho que aprender com você.
Abraços
Postar um comentário