Fiz um programa diferente no domingo passado e fui, convidado pelo Mozart Judíce, ex presidente do Rotary, conhecer a nascente do Rio Barra Mansa, de onde originou o nome da cidade. Nem todos sabem que os rotarianos se cotizaram e adquiriram a área onde fica a nascente do rio, em Pouso Seco - Rio Claro, e que estava agonizando devido aos maus tratos a que a área estava sendo submetida por falta de conscientização do antigo dono, que a utilizava como pasto de animais. Isso aconteceu há algum tempo atrás e o terreno foi todo cercado e a área está, naturalmente e por si só, se recuperando. Prá se ter uma idéia, a nascente que antigamente tinha uma lâmina d'água de 3 metros, chegou a 25 cm e hoje já está com 30 cm. A turma do Rotary foi até lá para a colocação de uma placa como marco da realização, um grande exemplo e digna de aplausos.
A nascente fica no alto da Serra das Hortelãs e o acesso só acontece em jipes, pois a estrada é muito íngreme e cheia de buracos.
Abaixo posto um vídeo de como está a nascente e como está o Rio Barra Mansa na Boa Sorte, morrendo devido ao descaso como é tratado pela população ribeirinha e porque não dizer, pelas autoridades locais?
Mas renasce a esperança de tempos melhores para o rio porque a sua nascente hoje está preservada.
Coisas engraçadas aconteceram durante a visita e uma delas foi a "panca" do Celestino Resende, o Tininho, que disse que subiria no seu fusca, porque seu carrinho era macho e potente e que a subida era mole. Ficou na primeira subidinha da trilha e a gozação da turma foi muito grande.
Não vou falar de todos que lá compareceram pois posso esquecer algum e não seria legal. Depois da visita à nascente, a turma desceu e foi para o sítio do Carlos Elias Curty, onde foi servido um churrasco em comemoração ao ato.
Outro fato que foi alvo de bastante gozação foi a ausência da public relation do Rotary, a Silvana Lobo, que chegou atrasada e não teve condução para ir até o local. Os seus companheiros de Rotary não perdoaram e foi uma brincadeira só.
Mas, galhofas à parte, o que deve ficar na mente de todos nós é que não podemos continuar e nem podemos deixar continuar a morte lenta do Rio Barra Mansa.
FAÇAMOS A NOSSA PARTE!
A NATUREZA AGRADECE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário